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segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dicas de comportamento na Internet.



a) Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado da linha.

b) Seja cuidadoso com o que fala para/sobre os outros.

c) Seja claro, breve e objetivo.

d) Use um formato adequado, tente fazer seu texto em um tamanho genérico.

e) Enderece corretamente sua mensagem.

f) Respeite direitos autorais.

g) Não divulgue propaganda pela rede.

h) Seja discreto e comedido ao usar recursos da rede.


Os dez mandamentos da Ética na Internet:



1º) Não use o computador para prejudicar as pessoas.

2º) Não interfira no trabalho de outras pessoas.

3º) Não se intrometa nos arquivos alheios.

4º) Não use o computador para roubar.

5º) Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.

6º) Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.

7º) Não se aproprie de idéias que não são suas.

8º) Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve.

9º) Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito.

10º) Não use o compuador para obter falsos testemunhos.




(FONTE: Texto extraído do site DiviNet Provedor de Acesso Internet Divi Net)

Atividade com jogos educativos. (II)




Parte II:


Na seção EducaLinks, do Portal EducaRede, você encontra uma lista de sites que oferecem jogos educativos. Veja sugestão de sites com jogos e brincadeiras.


















OBS: No site http://www.softmarket.com.br/SoftwareDetalhe.asp?Software=766 encontramos explicações sobre o software KidPix, citado na atividade da Parte I.




Atividades com jogos educativos. (I)




PARTE I:


Há muito tempo, o valor do "jogar" e do "brincar" pe reconhecido na Educação. O uso de jogos e brincadeiras auxilia na formação global da criança e é uma forma prazeroza de aprender.

Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos e brincadeiras foram desenvolvidos para a Internet e fazem enorme sucesso entre crianças e adolescentes. São apresentados nos mais diversos formatos, incluindo jogos de raciocínio e simulações, constituindo-se assim em um universo a ser explorado.

Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos.


PÚBLICO-ALVO: 1º ano do Ensino Fundamental.


OBJETIVOS:

- Adquirir noções básicas do uso do computador: hardware e software.

- Explorar softwares educativos a partir da leitura de ícones.

- Jogar e brincar utilizando softwares e/ou Internet.

- Entender e seguir regras para atingir um objetivo.


RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador conectado à Internet, software KidPix e outros disponíveis na internet.


PROGRAMAS UTILIZADOS: Navegador de Internet, processador de texto, programa de criação de desenho digital (Paint), software KidPix e sites com jogos educativos.


METODOLOGIA:

a) Antes: Conhecendo o que os alunos já sabem e o que desejam saber a respeito de jogos e brincadeiras.

Comente com os alunos que, nas próximas aulas, eles vão conhecer uma seleção de jogos e brincadeiras. É interessante pedir a eles que comentem seus hábitos: gostam de jogar? Como são as regras desses jogos? Quantas pessoas podem jogar ao mesmo tempo? Já jogaram no computador? Costumam fazer desenhos ou pinturas digitais?


b) Durante: Propondo um jeito de aprender mais divertido.

- Comente com os alunos que os jogos e brincadeiras também colaboram para o nosso aprendizado, pois, quando jogamos, temos de seguir regras e ter muita atenção e concentração. Existem jogos no computador e na Internet, além de haver sites especialmente desenvolvidos para crianças, com o objetivo também de ensinar.

- Pergunte se eles sabem o que é um site e se conhecem algum site de jogo através da TV ou de gibis. Escreva no processador de textos as indicações que as crianças vão sugerindo, utilizando o projetor multimídia para que eles acompanhem.

- Auxilie os alunos a abrir o software KidPix, já instalado no computador. Eles devem explorar o programa: clicar nas figuras e montar cenários; clicar nas letras e formar palavras conhecidas; explorar os sons, etc. O KidPix, apesar de possuir vários recursos, é de fácil entendimento.

- Sugira que montem um cenário e socializem, oralmente, a história que criaram para os colegas. Essa é uma etapa importante, pois todos os alunos podem participar igualmente, independente do desenvolvimento da sua escrita.

- Depois, permita que explorem suas hipóteses de escrita, utilizando as letras móveis do próprio software. Podem criar listas de personagens de histórias conhecidas e trabalhadas em sala de aula.

- Aproveite o uso do software para treinar o manuseio do mouse e a coordenação, trocando cores e pintando.


EXPLORANDO RECURSOS DE OUTROS SOFTWARES E SITES

- Completando um cenário: Fazer um desenho no Paint e acrescentar uma figura que já está salva no computador.

- Jogo da Forca: Há programas que permitem que o professor coloque as palavras já trabalhadas pelos alunos.

- Jogo da Memória: Existem de todos os tipos - animais, higiene, frutas, festa junina, natal, objetos, masculino x feminino, antônimos, etc.

- Cruzadinhas: É possível encontrá-las em diversos sites, como da Turma da Mônica, Portal Rede Escola e Ecokids.

- Quebra-cabeças: Veja opções interessantes no site do Senninha, Duende, Júnior, Smartkids, entre outros.