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segunda-feira, 20 de julho de 2009

Falando sobre Blogs.


De uma maneira geral um blog serve para apresentar informações, imagens, ser um diário pessoal, compartilhar materiais, etc.
Na área educacional, muitas escolas, professores e alunos se utilizam de blogs para interação e divulgação de trabalhos e atividades. Faço aqui uma rápida classificação (existem outras) dos tipos de blogs existentes:
a) Blogs Pedagógicos: através deles professores disponibilizam materiais, atividades, projetos, etc., para uma interação com seus alunos. Nele o professor é o mediador fazendo com que o aluno, através da interação, da co-autoria, adquira aprendizagens significativas.
b) Blog da Escola: blog onde são divulgadas as atividades desenvolvidas pela escola, promoções, prêmios, etc. Em alguns há divulgação de trabalhos destaques de alunos e professores.
c) Blog da Turma: parecido com o blog da escola, entretanto funciona como um diário de uma turma específica.
d) Blog do aluno: utilizado para o aluno registrar seus avanços, estudos, pesquisas, fatos relevantes, etc.
e) Blogs Temáticos: abordam determinados temas específicos.
f) Blogs Pessoais: são um diário pessoal. Ali o blogueiro coloca coisas que considera importante dos mais variados temas.
Por serem gratuitos e de fácil manuseio, os blogs na área educativa oferecem infinitas potencialidades. Entre elas citamos: possibilitam acesso a informação específica, já organizada; permitem que sejam publicadas de maneira simples, as produções de alunos, professores, da comunidade escolar; permitem ao professor a disponibilização da ndormação necessária aos alunos; possibilitam a divulgação de atividades; sendo possível também, o que deve ser considerado de suma importância, a interação existente entre os alunos, professores e utilizadores.
Entretanto às vezes é preciso ter cuidados. Nem todos os blogs apresentam informações corretas. Cuidados também são necessários na hora de postar. Fotos, textos de outras pessoas exigem permissões.
Finalizando, pode-se dizer que usar blogs em educação é um passo para promover a modernização ou a mudança na educação. Sendo eles portfólios digitais, espaços de intercâmbio e colaboração, de debate ou de integração, funcionam como poderosos recursos pedagógicos, intervindo diretamente no processo de ensino e de aprendizagem e potenciando a interação família/escola.