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quinta-feira, 22 de abril de 2010

"Eu tuito, e você?"



Reportagem escrita por Fernanda Zaffari e divulgada no Jornal Zero Hora, em 18/04/2010, p. 8 (DONNA ZH):


Para começo de conversa, é bom desmitificar a ferramenta que está bombando nas rodas de conversa. O Twitter é um microblog. Depois de se cadastrar no site http://www.twitter.com/, criando um usuário (um nome) e uma senha, você passa a postar (publicar na internet) mensagens curtas, pois só cabem 140 caracteres. Posta só se quiser, não é orbigatório. A partir daí você faz uma rede: começa a seguir os comentários de quem você escolhe, e as pessoas podem seguir você. É também possível decidir se seus posts poderão ser lidos por qualquer pessoa conectadas á internet ou apenas por aquelas a quem der permissão. Nasceu como mais uma opção de rede social - como se chama a relação entre pessoas com interesses em comum na internet. Outras redes sociais são o Orkut, o Facebook e o MySpace, para citar as mais conhecidas. Com a pergunta "O que você está fazendo?", o Twitter - que se difere das demais redes pela simplicidade de navegação e pelas mensagens curtas - pretendia servir de meio de comunicação entre grupos de amigos. Quatro anos e 105 milhões de usuários cadastrados.


Obs: O texto completo está no Jornal Zero Hora, de 18/04/2010, DONNA ZH, p. 8.

Guerrilha Digital.


O TSE regulamentou o uso da internet na campanha eleitoral, permitindo inclusive propaganda de candidatos a partir de 6 de julho. Mas a pré-campanha está revelando um nível de agressões sem precedentes, não exatamente por parte dos políticos, mas, sim, por parte de internautas descomprometidos com a ética, com a civilidade e com a própria democracia. Isso sem falar na invasão de sites oficiais por hackers. A verdade é que o ciberespaço eleitoral está se transformando em indesejável campo de batalha, minado por fanatismos de toda ordem, por meledicências e difamações e por tiroteios eletrônicos cujas primeiras vítimas são, além da verdade, os que deles participam.
A campanha eleitoral que se aproxima estará marcada definitivamente pelo uso das facilidades de comunicação que a internet pôs à disposição de partidos, candidatos e eleitores. A capacidade de atingir milhões de pessoas em apenas alguns segundos significa uma ferramenta de valor inestimável, que já mostrou toda sua desenvoltura e efici~encia na eleição norte-americana que levou Barack Obama à Casa Branca, num processo que foi visto como uma revolução na maneira de fazer campanha. Pois esta ferramenta está disponível a custo mínimo para partidos, candidatos, cabos eleitorais e cidadãos comuns. Os comandos das duas principais pré-candidaturas presidenciais brasileiras já estruturaram seus núcleos de internet, a partir dos quais tentarão levar suas mensagens por essa nova plataforma de comunicação. Em relação a esses comandos eletrônicos, espera-se que se conduzam com a mesma responsabilidade que lhes será exigida nas demais operações das pré-campanhas e dos embates eleitorais propriamente ditos. Promover as candidaturas, por mais acirrada que seja a disputa, não significa nem baixar o nível, nem faltar com a verdade.
(Continuação do texto no Jornal Zero Hora, 20/04/2010, p. 14)

Estudo avalia sono após game violento.



Jogar videogame por 50 minutos na cama, mesmo que o jogo seja violento, não atrapalha o sono. A conclusão é de um estudo australiano que colocou 13 meninos com idades entre 14 e 18 para ver o filme A marcha do Imperador, sobre os hábitos reprodutivos de pinguins, em uma noite, e para jogar Call of Duty 4, um videogame violento, em outra. A maioria demorou mais para pegar no sono depois do jogo, mas a diferença ´foi só de quatro minutos.



(FONTE: Jornal Zero Hora, 21/04/2010, p. 31)

Internet insegura.




Relatório divulgado ontem (20/04) mostra que o Brasil é o terceiro país com o maior número de ataques e golpes online, perdendo apenas para EUA e China. O mais frequente é um falso alerta de segurança: o usuário clica para comprar um antivírus e acaba tendo o computador infectado.
No site http://www.safernet.org.br/ clicandoem "Prevenção" você encontra dicas para não cair em armadilhas na rede.

(FONTE: Jornal Zero Hora, 21/04/2010, p. 2)

À procura de um blogueiro.



A cantora Alicia Keys, vencedora de 12 Grammys, está procurando um blogueiro para escrever em seu novo site, o IAAS.com (I Am a Super Woman), com lançamento previsto para julho. Para se candidatar à vaga - o prazo termina no dia 3 de maio -, basta se cadastrar no http://www.monster.com/, líder global em soluções de recrutamento e seleção online. Entre as qualificações exigidas, estão nível superior completo, experiência de dois a três anos em comunicação, RP, mídias digitais, marketing ou jornalismo, além de interesse em artes, entretenimento, cultura pop, política e networking.

Para os candidatos estrangeiros (não norte-americanos), é preciso ter autorização para trabalahr nos EUA. Os selecionados serão entrevistados em Nova York e Londres. O Monster está entre os 50 sites mais visitados do mundo. No Brasil, quem quiser encontrar ofertas de trabalho pode dar uma conferida no monster Brasil.


(FONTE: Jornal Zero Hora, 21/04/2010, p. 26)

Tendências.


Uma pesquisa divulgada durante a semana nos Estados Unidos revelou novos números sobre a relação dos adolescentes com a tecnologia da comunicação interpessoal.
# 75% dos jovens americanos entre 12 e 17 anos têm telefones celulares.
# 33% mandam mais de cem mensagens de texto por dia.
# A maioria prefere escrever torpedos aos amigos e falar com o pai e a mãe.
(FONTE: Jornal Zero Hora, 21/04/2010, p. 3)