Pages

terça-feira, 18 de maio de 2010

Como lidar com a dependência online.


Qualidade de vida virtual e real
Saiba como lidar com a sobrecarga de atividade proporcionadas pela internet para usufruir dessas tecnologia sem prejuízo de algumas áreas importantes do cotidiano:
a) Relações sociais
** Quando estiver junto de outras pessoas, dê prioridade a elas, e não a contatos via celular ou computador - salvo emergências.
** Fique atento a eventuais reclamações de familiares e amigos de que você passa tempo demais conectado. Eles costumam estar certos.
** Limite o número de redes sociais de que você participa, porque ninguém consegue dar conta de todas satisfatoriamente sem sacrificar muito tempo.
b) Trabalho
** Muitas pessoas usam o trabalho como desculpa para se manterem conectadas indefinidamente. É preciso, porém, reservar um tempo para atividades pessoais de lazer e convívio familiar sem a interferência do trabalho.
** Se possível, tente realizar atividades que não possam ser interrompidas por e-mails ou ligações.
c) Saúde física
** Não elimine horas de exercícios físicos a fim de ficar mais tempo conectado.
** Procure respeitar os horários das refeições, desligando-se da internet enquanto se alimenta de forma tranquila.
** Jamais se distraia no trânsito com mensagens de texto ou aplicativos de internet. É contra a lei e um grande risco de acidente.
d) Saúde mental
** Utilize as ferramentas digitais até o ponto em que lhe sejam prazerosas, mas não fonte de ansiedade ou cobrança excessiva.
** Se tiver dificuldade em se desconectar, procure deixar o laptop e o celular em casa ao realizar atividades de lazer.
** Se perceber que não consegue controlar o tempo que passa diante do computador, laptop, celular ou similares, ou se perceber que outras áreas de sua vida começam a sofrer prejuízo por sua dedicação ao mundo virtual, procure ajuda de um especialista.
(Psiquiatra Clara Ester Trahtman)
(FONTE: Jornal Zero Hora, 1º/05/2010, p. 18)

Prêmio Educadores Inovadores.

Link para o site: