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segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que é Informática Educacional?



(Por Miriam Salles)




Qual a diferença entre "Informática aplicada à educação", para "Informática Educacional", "Informática Educativa" e "Tecnologias Educacionais"?



Pergunta pertinente para se caracterizar o trabalho do professor em um laboratório de informática. Diferenciar "Informática aplicada a Educação" e "Tecnologias Educacionais" me parece mais simples:


* Informática aplicada a Educação: a informática é utilizada para o gerenciamento da escola: relatórios de notas, de acompanhamento de alunos, de secretaria, do acervo de uma biblioteca escolar, etc.


* Tecnologia Educacional: não se restringe ao uso do computador. Usa também a TV, cinema, DVDs, rádio, fotografia, livros, robótica.


Já a diferenciar Informática Educativa e Educacional depende da concepção que se tem da utilização do computador na escola. Entendo, baseada na minha vivência como professora em um laboratório de informática e no que tenho observado, que:


* Informática Educativa: a informática é mais uma disciplina integrada ao currículo. Ensina-se, por exemplo, linguagens de programação e a utilizar os softwares do Office. Na maior parte dos casos não há preocupação de integração dessas aulas com outras áreas de conhecimento. Ou nos casos em que se busca a interdisciplinaridade, raramente há o envolvimento de um professor especialista daquela(s) disciplina(s) no planejamento da atividade. Dentro dessa concepção, o computador também é utilizado para que o aluno tire suas dúvidas sobre determinado conteúdo: o laboratório tem um acervo de softwares de educativos, de tutoriais, de livros multimídia, exercícios de reforço, ou seja, o computador é utilizado como máquina de ensinar. Os responsáveis pelos laboratórios são geralmente os especialistas em informática.
* Informática Educacional: a informática é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, projetos colaborativos entre escolas geograficamente separadas, enfim, atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma disciplina. Os alunos elaboram seus trabalhos utilizando softwares como os do Office, recursos da WEB 2,0 como blogs e wikis, ou até mesmo linguagens de programação. Para coleta de dados ou busca de informações utilizam os recursos disponíveis que podem ser bancos de dados, a web, participação em listas de discussão, fóruns.


Enfim, na Informática Educacional as atividades propostas e os recursos oferecidos ao aluno são pensados de forma a promover uma aula que não poderia ocorrer da mesma forma, ou até melhor, sem utilizar o computador.


Sou uma defensora da presença de um professor responsável pelo laboratório de informática e que tenha perfil de especialista em informática educacional e com formação em educação. Para que trabalhe em parceria com os professores dos diversos níveis da escola infantil e fundamental 1 e com os professores especialistas das diversas áreas do conhecimento. Assim, os alunos estarão aprendendo a utilizar a informática (uma necessidade para o mundo do trabalho) e ao mesmo tempo sendo orientados sobre onde e como buscar a informação e o que fazer com essa informação.


Para que a informática seja utilizada como um bom recurso no processo ensino-aprendizagem, para que aconteça uma real transformação nas formas de ensinar e aprender, é preciso que as escolas estejam atentas a esses "pequenos detalhes".


Vamos discutir essas ideias?








9 comentários:

minhacaixamagica disse...

Adorei! Há tempos fazia este questionamento de como é a informática na escola onde trabalho. Sou professora de informática e gostei muito desta postagem. Se permitir postarei no meu blog.

Anônimo disse...

Amei!Trabalho com informática em escolas há anos e nunca vi uma abordagem tão precisa do conceito do nosso trabalho
Vania

Anônimo disse...

Seus conceitos são bem interessantes. Sou especialista em informática educacional e é nítida a diferença de uma pessoa que está no Laboratório de Informática que seja especialista e outra não.

Anônimo disse...

Oi! Gostei muito de sua postagem, pois explica muito bem o que é uma e o que é a outra perfeito. estou no meu segundo ano com professora de informatica e não tinha pensado em definir tão bem assim as expressões. se não se incomodar postarei no meu Blog.
Fernanda

Fernanda Acerbi disse...

Olá Mirian! As vezes me sinto um pouco perdida na escola. Sou pedagoga e especialista em Informática educacional, amo muito essa área, defendo a proposta de aprendizagem e acho que o futuro está diretamente ligado na abordagem que fazemos junto aos alunos "o link". O corpo docente e pedagógico tem, em sua maioria, a capacidade de fragmentar demais as coisas "cada macaco no seu galho" e isso faz com que os projetos não avancem ou fiquem ainda melhores e mais estimulantes. Gostei muito da sua dissertação a respeito e levarei pra escola, além de publicar em meu blog. Fê

Vanessa disse...

Muito bem dito.
Obrigada.

Ro disse...

Olá! Sou pedagoga em Multimeios e Informatica Educativa e não concordeia apenas com a idéia de diferenciar a Informática Educativa com DE Informática Educacional..Ficou confuso e na verdade não muito distinto...Quanto ao fato de Informática Educativa trabalhar linguagem de programação...vou te dizer q cursei essa faculdade por 4 anos e não saímos preparados para trabalhar com liguagem de programação a menos q se faça isso em outro momento q não no curso....Gostaria de saber de que fonte vc tirou essas informações para me certificar de sua veracidade...Obrigada!

Julia Martins de Oliveira disse...

Gostei muito .

IONELE E A INCLUSÃO DIGITAL disse...

Maravilhoso. Ionele Cruz

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