Pages

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Uso pedagógico do e-mail.



Lembra como eram as comunicações escritas antigamente?


Há uma década atrás, quando eu participava da formação de um grupo de professores para o uso pedagógico dos computadores e da Internet e perguntava à turma "quem tem e-mail?", de cada 100 professores apenas uns cinco levantavam a mão.


Felizmente os tempos mudam e agora para cada 100 professores, pelo menos 80 têm e-mail e cerca de 50 sabe dizê-lo de memória. Mas, afinal, para que usamos o e-mail? Será que exploramos o potencial "pedagógico" que eles nos oferece?







Vírus informáticos.

O que são os vírus informáticos?

Um vírus informático é um programa que pode infectar a outros programas, modificando-os de tal maneira que causem dano no ato (apagar ou danificar arquivos) ou afetar seu rendimento ou segurança.


Este software constitui uma ameaça muito séria: propaga-se mais rápido do que se demora para solucionar. Portanto, é necessário que os usuários se mantenham informados sobre os vírus, fugindo da ignorância que lhes permitiram crescer até chegar a ser um grave problema.


Leia a reportagem completa em http://www.criarweb.com/artigos/703.php





As pessoas estão se comunicando de um jeito novo.

Cyberbullyng: um terço das crianças e adolescentes na web já sofreram com o problema.



O vídeo de um menino australiano que reage ao bullyng, agredindo outra criança que o provoca, virou uma febre mundial na Internet nas últimas semanas e reacendeu uma antiga discussão sobre o problema. Pais, alunos e professores sofrem com essa situação, que traz consequências aos envolvidos. Mas o que chama atenção é que o bullyng, antes praticado apenas na escola, agora ultrapassa fronteiras e encontra outra grande aliada, a internet. Na rede, crianças e adolescentes praticam e são vítimas do chamado cyberbullyng, ato de humilhar e ridicularizar por meio de comunidades, redes sociais, e-mails, torpedos, blogs e fotologs.





"Liberdade na era digital", tema deste ano do XXIV Fórum da Liberdade.


Na tarde desta segunda-feira (11/04) começa a XXIV edição do Fórum da Liberdade. Com o tema "Liberdade na Era Digital", o evento pretende discutir questões políticas, econômicas e sociais da vida contemporânea.

O primeiro painel terá início às 17h30, com o tópico "Liberdade individual: a arte de construir sua própria história". Logo após, será realizada a cerimônia de abertura, com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Na sequência, a segunda palestra abordará o tema "Tecnologia: serviço e Oportunidades".

No local, os visitantes também poderão apreciar a mostra cultural que tem como objetivo provocar uma reflexão sobre os assuntos debatidos no Fórum de forma interativa.

Saiba sobre o Fórum e a programação para este ano acessando o site www.forumdaliberdade.com.br