Pages

sábado, 7 de maio de 2011

Você conhece o LinkedIn?

http://br.linkedin.com/ Trata-se da rede de relacionamentos mais eficaz quando o assunto é trabalho. Como os participantes podem compartilhar seus currículos, a ferramenta permite buscar panto perfis profissionais quanto por segmentos.


Curioso sobre o que é o LinkedIn? Ultimamente, muitas pessoas estão recebendo e-mails de amigos convidando para entrar nessa rede social. Assim como Facebook, Twitter e Orkut, que são bem populares no Brasil, o LinkedIn é uma rede social, porém voltada para fazer contatos profissionais.


O foco principal do LinkedIn é o relacionamento profissional para quem encontrar um emprego, fazer contato com parceiros de negócios e não apenas ver vídeos, mandar recados e ver álbuns de fotos.


O LinkedIn foi fundado em maio de 2003 e nos últimos anos tem se tornado uma das redes sociais que mais cresce no mundo e no Brasil, principalmente depois de ser lançada sua versão em português.


Ter uma conta nesta rede social é muito importante nos dias de hoje principalmente pelo fato de ser mais uma chance de encontrar um emprego de acordo com seu perfil profissional. É bom lembrar que muitas empresas estão de olho nos currículos de profissionais disponíveis no LinkedIn.




(FONTES: Revista Ana Maria, 29 de abril de 2011; http://interneteiro.com/)





Regras de etiqueta online.

*** Use o bom-senso na linguagem - Defina o tom da conversa conforme o cargo, o grau de intimidade e o vínculo que você tem com a pessoa. Ela está no mesmo nível que o seu? Se sim, não precisa ser formal ao falar com ela.


*** Seja bem clara quando convidar um homem - Se quiser combinar um almoço com um colega, explique o motivo e o assunto que pretende tratar no encontro, para não ser mal interpretada e terminar em uma "saia justa" com o moço.
*** Evite e-mails coletivos - A maioria das pessoas nem responde...


*** Cumprimente - Parabenize seus contatos pelo aniversário ou mudança de emprego. Essa pequena gentileza colabora para o cultivo da rede.


*** Agradeça a ajuda recebida - Principalmente se a indicação tiver rendido bons resultados. E não se esqueça de atualizar a pessoa sobre seus novos contatos: e-mail, telefone e endereço de trabalho.




(FONTE: Revista Ana Maria, 29 de abril de 2011)




OBS: O texto é dirigido ao público feminino, pois esta é a clientela da Revista.

Use a internet para crescer no trabalho.

Confira as dicas dos especialistas para turbinar sua carreira e veja como não dar bola fora nas redes de relacionamento.
**11 dicas para fazer sua carreira bombar**



1) Liste seus contatos - Pesquise quem está no seu orkut ou facebook. Separe os amigos, os parceiros de trabalho, os ex-chefes. Também vale consultar agendas antigas e adicionar quem for interessante para esse momento da sua carreira.


2) Prefira qualidade a quantidade - Pega mal convidar desconhecidos só para parecer mais popular. Explique o motivo do seu pedido e mencione amigos em comum (se eles existirem, é claro). A recepção foi calorosa? Tente marcar um encontro para se apresentar pessoalmente.


3) Organize-se - Anote todos os dados e conversas importantes com os contatos estratégicos da sua listinha. A tática ajuda a ser atenciosa em ocasiões futuras e evita que você passe vergonha, confundindo nomes ou esquecendo com quem está falando.


4) Dê uma chance aos pares - Se você se relacionar com profissionais de cargos mais altos, perderá a chance de trocar informações e, quem sabe, até de conseguir uma mãozinha para aquela tarefa que anda lhe roubando o sono todo dia.


5) Tome a iniciativa - Telefone, combine programas, aproveite as oportunidades de convivência no trabalho (participe dos happy hours, das palestras e dos cursos de atualização). Aproveite para puxar papo com quem está sozinho e ampliar sua rede.


6) Retribua - Você quer contar com o apoio do grupo em um momento de necessidade? Então esteja disponível para ajudar: esclareça dúvidas e dê sugestões de como solucionar problemas. Trara-se de um investimento de longo prazo, mas certeiro.


7) Torne-se referência - Crie um perfil no Twitter ou monte um blog, caso você se sinta capaz de produzir conteúdo de qualidade sobre sua área de atuação. Essas ferramentas ajudam a atrair pessoas que se identificam com suas ideias, rendendo uma boa dose de visibilidade.


8) Conheça gente nova - Se não puder pedir para um colega apresentar aquele chefe legal dele, pesquise tudo sobre as atividades que ele desenvolve na internet. E, na hora da abordagem, comente algo que tenha lhe chamado a atenção durante uma pesquisa, mas sem parecer invasiva. Outra dica infalível é criar interesses comuns.


9) Volte a estudar - Cursos oferecem uma ótima oportunidade de conhecer gente importante na sua área e estabelecer vínculos mais fortes com quem está em pleno crescimento profissional. Aproveite!


10) Reforce sua rede - Ofereça-se para palestrar, mesmo que de graça, em associações e entidades que reúnem pessoas do seu segmento. Quando você ensina algo, inverte o jogo e faz com que os outros queiram se aproximar de você.


11) Não mendigue emprego! - Atitudes desesperadas só queimam o filme. Em vez de implorar por uma vaga, peça conselhos e espere que se ofereçam para recomendá-la. Informar a seus contatos que você saiu da empresa e que tipo de colocação está buscando não tem problema.




(FONTE: por Beatriz Levischi, Revista Ana Maria, 29 de abril de 2011)


OBS: O texto é dirigido ao público feminino, pois essa é a clientela da Revista.