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quarta-feira, 25 de maio de 2011

25 de maio: Dia do Orgulho Nerd.

Dia do Orgulho Nerd - assuma-se nerd você também


Hoje é o Dia do Orgulho Nerd. A data, 25 de maio, foi escolhida em função do lançamento do filme Star Wars (Guerra nas Estrelas), em 1977, e é comemorada oficialmente desde 2006. Nesse post a proposta é tentar explicar o que (somos) é um nerd e - em seguida - convidar aqueles que se identificarem a assumir essa posição.

Então, como se define um nerd? Embora usada no país há décadas, a palavra só foi incorporada oficialmente à lingua portuguesa, com verbete em dicionário, na edição mais recente do Aurélio. O que significa ali é: "pessoa muito estudiosa, ger. apaixonada por tecnologia, mas socialmente inepta".

De fato os nerds são uma espécie com hábitos solitários, ou que convivem em bandos específicos. Para eles, se aplica bem o princípio do "diga-me com quem andas e te direi quem és". Nerds são identificáveis porque, em geral, quando não andam sozinhos, andam com outros nerds.

Todavia, não se pode concordar com a definição gramatical do vocábulo observando os nerds atuais. Longe de reclusos sociais, alguns dos quatro-olhos comedores de cola e similares são hoje figuras bilionárias - como Bill Gates e Mark Zuckerberg. Nerds estão em alta, basta lembrarmos séries como "The Big Bang Theory" e filmes como "Homem-Aranha".

Vítimas em potencial de preconceito e até bullyng em ambientes como a escola, alguns nerds hoje tem negado o rótulo e preferido serem chamados por outro nome: geek. A palavra, que não está no dicionário, em muitos casos funciona como um quase sinônimo.

O entendimento aqui, no entanto, é que geek e nerd não são a mesma coisa. O primeiro, quando não é um nerd "enrustido", é um sujeito que usa bastante seu smartphone, gosta de fazer check-in na balada e curte um videogame. Já o nerd vai além; abarca não apenas a tecnologia, mas toda uma cultura que envolve literatura, bonecos, RPG de tabuleiro (ou até sem tabuleiro), quadrinhos, seriados...

Finalizando, o convite é para que, quem se sentir um nerd de carteirinha, assuma agora essa condição. Não tenha vergonha, você estará no seleto grupo da imagem acima. Aproveite o espaço dos comentários e declare seu orgulho em ser nerd!

(FONTE: http://wp.clicrbs.com.br/infosfera/)

Dicas triviais para uma navegação mais segura na web.

Cada link, site ou programa aparentemente inofensivo na Internet pode abrir uma ameaça digital. Seja phishing, um website falso ou o roubo de identidade digital - há de tudo na web, esperando que um usuário desatento dê o clique fatal.

A indústria de software não demorou para iniciar campanhas alarmistas com o intuito de incentivar a adoção de seus produtos - todos capazes de deixar a navegação na Internet algo mais tranquilo e seguro.

Saiba que de nada adiantam esses programas se o usuário não souber usar com sabedoria o mais antigo amigo do internauta: o browser. É necessário saber bem como funciona a web, se houver intenção de usá-la de forma produtiva.




O que será o Twitter Mix 2011?

Uma simples linha. Unindo dois pontos, dois tempo. Dois tempos que se tornam um só, quando a linha se faz curva e fecha-se em círculo.



Depois de fechado, é difícil saber se há começo e fim. E esse é o mote para o Twitter Mix 2011: em um círculo existe apenas um ponto que podemos chamar de único, o centro. E o que é o centro do Twitter Mix senão o ser humano, equidistante que é de todos os pontos com os quais está conectado?



E aqui traçamos um paralelo que aparentemente contraria as "topologias" das redes sociais. Tomadas individualmente, as relações estabelecidas são relações de equidistância. Somos apenas um eu e um tu. É o que existe. O "nós" é uma ficção. Será? Somos nós, somos rede, na exata medida em que eu e tu incorporamos teus "tus" e meus "eus", em mim e em ti. Do contato da multiplicidade de "eus" e "tus" nasce o relacionamento, natureza do "nós".



Existem algumas perguntas importantes a serem feitas: como o "nós" transforma o "eu" e o "tu"? Que efeito poderoso essa multiplicidade exerce sobre mim? Como me desloca em direção ao "tu"?



Esse é um dos temas do Twitter Mix 2011: o relacionamento sob a ótica da real transformação que as redes sociais proporcionam para as pessoas.



Mas a transformação não se limita ao aspecto emotivo, como poderíamos pensar, como o texto poderia induzir. Ela vai além, atinge e desperta a solidariedade. A solidariedade que movimenta pessoas, que as faz sair do eu e do tu para ver que eu e tu precisamos de ti e de mim. A solidariedade que te faz ver - e que me faz ver - que só nos resta a tua e a minha luta pela dignidade. A dignidade humana.



E não é possível existir dignidade humana sem trabalho. O desemprego me destrói, te destrói e destrói todos os "nós" que construímos ao longo da vida, a começar pelo mais importante: a família.



Catástrofes nos mobilizam; a mim e a ti; são capazes de nos fazer abrir mão, sem pensar, do pouco que podemos ter para salvar uma vida. Mas não há catástrofe maior que o desemprego. E o que fazemos além de "jogar a culpa no governo?"



Esse é outro dos temas do Twitter Mix 2011: como transformar a solidariedade numa solidariedade cotidiana que resgate a dignidade humana? Como as redes sociais - em particular o Twitter - podem proporcionar emprego para as pessoas? Como usar o relacionamento para oferecer e conseguir emprego?



Assim como a Terra é a base onde seres humanos erigem suas construções, relacionamentos e empregos precisam, também, de bases sólidas para serem assentados. E nesse caso, só existe uma base: a educação.



Educar, podemos reduzir - e independentemente de qual conceito adotemos -, significa uma única coisa: proporcionar que seres humanos tenham plenas condições para o exercício da sua dignidade.



Não por acaso, esse é o tema que transforma a linha em um círculo e no círculo descobrimos o centro: a educação. Educação e ser humano são sinônimos. A educação nos faz humanos. Mas não qualquer educação. Afinal, animais educam seus filhotes. Queremos discutir uma educação que transforma, que tira eu e tu da mera condição de seres que reproduzem condições de sobrevivência.



Como fazer isso na sala de aula? Como usar as redes sociais para, na prática pedagógica, proporcionar que seres humanos tenham plenas condições para o exercício da sua dignidade?



Essa é a proposta do Twitter Mix 2011: como é possível, na prática, fechar o círculo do eu e tu e descobrirmos o centro, nós?



O Twitter Mix 2011 acontecerá em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha, nos dias 23 e 24 de julho.













História em quadrinhos com celular.

Inicialmente o nosso trabalho visava à aplicação de uma dinâmica de grupo em que os alunos de uma turma de colégio pudessem desenvolver sua criatividade, organização textual, vocabulário, disciplina e principalmente interatividade, descobrindo um novo uso para a estigmatizada ferramenta moderna que conhecemos como celular. Para isso, escolhemos como tema dessa dinâmica a elaboração de histórias em quadrinhos utilizando o recurso de fotos feitas através do celular.


Após o contato inicial com o animador cultural e artístico de um grande colégio em São Gonçalo, surgiu a proposta não de uma atividade com uma única turma, mas sim de um concurso envolvendo todo o colégio (que tem mais de 3.000 alunos).


Em seguida, foi criado pelo grupo um edital para o concurso que pode ser conferido a seguir.







RPGeando no celular.

RPGando no celular - uma atividade interdisciplinar no ensino médio, com a utilização do celular em sala de aula.



RPG: é uma brincadeira de contar história, em cenários imaginários onde cada jogador interpreta um papel modificando um conto, podendo interagir com seus coadjuvantes interpretados pelo mestre do jogo, que também cria a ambientação, dizendo exatamente o que os personagens vêem, escutam e sentem.




Proposta de atividade:


- Criar um jogo para o celular, em que uma turma de jovens alunos do ensino médio, participem como personagens, interagindo e desenvolvendo conceitos a respeito de saúde, cidadania, sexualidade e desenvolvimento lógicos tendo como conexão jogo x realidade x o celular.


Número de participantes: 20 alunos do ensino médio e 5 professores.




Ambientações propostas:


- Um baile funk, uma rave, ou uma chopada - locais onde os personagens terão suas primeiras descobertas sexuais, e irão fazer escolhas que incidiram sobre suas vidas (amigos e inimigos, drogas e álcool, sexo sem responsabilidades);


- A casa da namorada (o) ou conversa com os pais - local onde os personagens enfrentaram os desafios da sociedade conservadora representada na forma paterna ou materna (pai severo ou mãe intransigente);


- O primeiro emprego - repartição/escritório onde os personagens irão procurar emprego enfrentando os desafios da vida de responsabilidade prematura (chefes tiranos, serviços humilhantes, preconceito ou racismo).


Tempo da atividade: 40 min.




Itens necessários para a partida:


- Uma lista com todos os números dos celulares dos participantes (alunos);


- Um saco plástico com números de 1 a 20;


- Uma sala tranquila com razoável acústica;


- Um quadro negro;


- Uma câmara de vídeo ou câmera digital.




Ideias de assuntos a serem abordados:


- Puberdade, Sexualidade, Gravidez, Racismo, Preconceito, Condutas de risco, Drogas, Violência, Responsabilidades.




Dando início a partida...


Em um barzinho dois amigos conversam e falam sobre as garotas da escola (neste momento um professor retira dois números da sacola e avisa com mensagens de texto quais os personagens e quem os fará); um jogador chega com o amigo e se senta a mesa; do outro lado da rua duas colegas de classe passam em direção ao baile, uma negra e uma loirinha (deixa para desenvolvimento); os amigos decidem tirar a virgindade das colegas naquela baile, então bebem para tomar coragem e sobem o morro...




Aluno: Domicio de Souto Junior