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sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que é Phishing?




Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir fotos e músicas e outros dados pessoais, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial. Isto ocorre de várias maneiras, principalmente por e-mail, mensagem instantânea, SMS, dentre outros.


Tipos de ataques de Phishing Scam


Um Phishing pode ser realizado de diversas maneiras. As mais comuns são:


* Ataque ao Servidor DNS - Ataque baseado na técnica "DNS cache poisoning", ou envenenamento de cache DNS, que consiste em corromper o DNS (Sistema de nomes de domínio) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (localizador uniforme de recursos ou endereço www) de um site passe a apontar para um servidor diferente do original. Ao digitar a URL (endereço) do site que deseja acessar, um banco por exemplo, o servidor DNS converte o endereço em um número IP, correspondente ao do servidor do banco. Se o servidor DNS estiver vulnerável a um ataque de Pharming, o endereço poderá apontar para uma página falsa hospedada em outro servidor com outro endereço IP, que esteja sob controle de um golpista.


* URLs Falsas - Uma outra maneira é a criação de URLs extensas que dificultam a identificação por parte do usuário. Um exemplo simples pode ser: secure.nomedoseubanco.com.br/internetbanking/eud=651656JFYDHJJUHGReditectto:maisalgumacoisa.dominiofalso.com


Onde o usuário pode diretamente olhar o início da URL e acreditar que está na região sugura do site do seu banco, enquanto que na verdade está em um subdomínio do website dominiofalso.com


Formulários HTML falsos em e-mails


Outra técnica menos frequente é a utilização de formulários em e-mails com formatação HTML. Com isso, um usuário incauto pode diretamente no seu e-mail incluir as informações requeridas pelo atacante, e com isso, o mesmo nem precisa se preocupar com a clonagem da interface do banco.


As buscas por essas informações sensíveis crescem com o aumento da possibilidade de realizar as mais diversas tarefas no conforto do lar. Isso pode trazer a uma grande massa de internautas a ilusória sensação de segurança. Diz-se ser ilusória pois, uma vez que a internet é uma tendência globalizada, não menos do que esperada é a presença de criminosos.


Aproveitando-se da desatenção de certos usuários, indivíduos maliciosos desenvolvem e põem à prática métodos cada vez mais sofisticados para cometer ações ilícitas. Alguns destes métodos, contudo, se destacam por sua eficácia e rendimento, e dentre estes, podemos citar, certamente, o ataque de Phishing Scam.







Pesquisa revela necessidade do uso da tecnologia na educação.

Estudo encomendado pela Cisco e realizado pela Clarus Research Group em 2010 teve a participação de 500 gestores de educação e de TI de 14 países.



Profissionais de educação do Brasil (100%) acreditam que o uso da tecnologia deve mudar a maneira como os estudantes aprendem. A opinião dos brasileiros está acima da média mundial, que foi de 85%. A média da América Latina é de 99%. Esses são alguns dos resultados da pesquisa global encomendada pela Cisco e conduzida pela Clarus Research Groups.


O estudo global aponta, principalmente, para a "aprendizagem conectada" em uma economia em rede, que exige o desenvolvimento da tecnologia para aumentar a competitividade global da educação. Para 88% dos entrevistados de instituições brasileiras, a tecnologia também deve aprimorar a forma como os professores ensinam, contra 76% de outras regiões do mundo e 91% da América Latina.


O estudo incluiu entrevistas, realizadas entre setembro e novembro de 2010, com 500 gestores de educação e tomadores de decisão da área de TI, em instituições educacionais, de 14 países nos cinco continentes: Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido. A pesquisa também incluiu 600 profissionais dos EUA. Metade dos entrevistados era de escolas de ensino fundamental e médio e a outra metade era de faculdades e universidades.


Na América Latina


Os resultados da América Latina que mostram números consolidados do Brasil e México também apontam que para 94% dos entrevistados, a tecnologia terá um papel importante para preparar a força de trabalho do futuro, contra 70% de outras regiões pesquisadas.


Os principais investimentos do Brasil e México são em serviço wireless (54%), serviços de vídeo (46%) e em tecnologia para salas de aula - como quadros interativos (43%). 70% dos entrevistados no Brasil e México acreditam que a tecnologia deve melhorar a qualidade do ensino. Ao investir em tecnologia na educação, a América Latina prima por inovação e criatividade (47%), ficando a frente de Europa (40%) e Estados Unidos (20%).


A América Latina é a região com maior percepção do valor da aprendizagem on-line global, ao lado do Oriente Médio e África, com pontuação de 8,7 em uma escala de 1 a 10.