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terça-feira, 31 de maio de 2011

Você conhece o Portal Domínio Público?

O Portal Domínio Público, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.


Este Portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.


Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.


Adicionalmente, o Portal Domínio Público, ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.









Sobre o Portal do Professor.

O Portal, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados.


O que os professores podem fazer no Portal?


* Produzir e compartilhar sugestões de aulas.


Esta área constitui uma comunidade de aprendizagem onde os professores de todo o país podem compartilhar suas ideias, propostas, sugestões metodológicas para o desenvolvimento dos temas curriculares e para o uso dos recursos multimídia e das ferramentas digitais. Espera-se com este espaço criar um intercâmbio de experiências para o desenvolvimento criativo de novas estratégias de ensino e aprendizagem. As atividades disponíveis nesta área são sugestões de professores, em uma proposta colaborativa. Qualquer pessoa pode acessar as sugestões, deixar comentários, classificá-las ou baixá-las para a sua máquina pessoal.


Quem pode criar uma aula? Todos os profissionais de educação, desde que inscritos e logados no ambiente do Portal; caso contrário, as aulas poderão ser somente lidas, classificadas, comentadas ou baixadas. Uma vez logado, o professor terá a possibilidade de criar sua própria aula, inserindo recursos disponíveis no menu Recursos Educacionais. Ele poderá deixá-la em seu espaço pessoal para acesso e edição posteriores ou publicá-la para que outros professores a visualizem e deixem seus comentários.


* Acessar informações diversas sobre a prática educacional.


O Jornal do Professor tem um foco e um interlocutor colaborador, o professor. É um veículo inteiramente dedicado a revelar o cotidiano da sala de aula, trazendo, quinzenalmente, temas ligados à educação. Neste espaço, o professor também participa na escolha do assunto das edições.


* Acessar e baixar coleção de recursos multimídia.


O Portal oferece materiais em diferentes mídias como vídeos, animações, simulações, áudios, hipertextos, imagens e experimentos práticos. São materiais previamente selecionados para atender a todos os componentes curriculares e temas relacionados.


Como os recursos multimídia poderão ser usados pelos professores? Os recursos multimídia publicados no Portal estão disponíveis para serem baixados para sua máquina, CD-ROM ou Pendrive. Também podem ser copiados e distribuídos, sendo, entretanto, vedada a utilização para fins lucrativos. Esses recursos podem ser usados pelo professor para subsidiar sua prática de acordo com as suas necessidades, realidade de sala de aula e, principalmente, contextualizados com o projeto político-pedagógico. O objetivo, portanto, é fornecer materiais didáticos para suporte e incremento das ações educacionais, respeitando, sempre, as diferenças regionais e especificidades das escolas. Os materiais estão disponíveis também para classificação e comentários no Portal.


* Informar-se sobre os cursos e acessar materiais de estudo.


Nesta área os professores têm acesso a sites com informações sobre os programas de capacitação que o MEC e demais instituições oferecem. Há também materiais de estudo contendo orientações, apostilas, estratégias pedagógicas, entrevistas, publicações diversas e outros recursos de fundamentação ao trabalho docente.


* Interagir e colaborar com outros professores.


Em Interação e Colaboração o professor pode trocar informações de diferentes formas e, compartilhar seu trabalho com educadores de todo o país. Além disso, este espaço permite estabelecer novos canais de comunicação entre docentes, valorizando suas experiências de trabalho e fomentando estratégias pedagógicas mais criativas e inclusivas, de modo a tornar mais dinâmicas e interessantes as atividades dedicadas ao ensino e à aprendizagem. Para a participação nesta área é necessário que o professor esteja logado no Portal.


Também nesta área estão publicadas diversas ferramentas de interação e colaboração, disponíveis na web, catalogadas em categorias.


* Acessar coleção de links.


Neste espaço há uma coletânea de endereços separados por temáticas, que visam auxiliar as pesquisas dos professores. Neste item os professores podem conhecer outras práticas, ter acesso a mais conteúdos e assim poder dinamizar ainda mais suas aulas.













Como funciona o computador.

Sobre a TV Escola.

A TV Escola é o canal da educação. É a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender. A TV Escola não é um canal de divulgação de políticas públicas da educação. Ela é uma política pública em si, com o objetivo de subsidiar a escola e não substitui-la. E em hipótese alguma, subtitui também o professor. A TV Escola não vai "dar aula", ela é uma ferramenta pedagógica disponível ao professor: seja para complementar sua própria formação, seja para ser utilizada em suas práticas de ensino. Para todos que não são professores, a TV Escola é um canal para quem se interessa e se preocupa com a educação ou simplesmente quer aprender.


As Dicas Pedagógicas são fichas elaboradas por professores de todo o Brasil a partir dos vídeos exibidos na TV Escola. Essa ferramenta feita para o professor apresenta sugestões de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula.






O que é Letramento Digital.

Os textos dos links abaixo, com vídeos, podem ajudá-lo a entender este novo conceito e trabalhar com os alunos, além de contribuir com a formação de professores para esta nova realidade. Os conteúdos foram publicados recentemente no Portal EducaRede e destacam três aprendizagens do letramento Digital que o Programa promove em suas ações.
* O que é Letramento Digital?
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=744
* Comunicação na Internet
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=742
* Pesquisa na Internet
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=737

Assista a centenas de canais de TV online com um aplicativo gratuito e em português: MegaCubo.

MegaCubo requer apenas uma simples apresentação: um dos melhores programas para você assistir a televisão no seu computador Via streaming. Totalmente gratuito, ele acessa vários canais para você ver de tudo, além da programação normal dos canais já bem conhecidos.
As opções de canais para o Brasil são imensas e a cada dia esse número aumenta. São várias categorias - como desenhos, esportes, filmes, mundo (com canais estrangeiros), música, notícias, religiosos e muito mais. O MegaCubo não traz apenas canais de TV, mas também rádios de inúmeras regiões do Brasil.
Depois de escolhido o canal, começa a diversão. Você pode montar sua própria programação com suas emissoras favoritas. A nova versão do MegaCubo está disponível e o site do Baixaki (http://www.baixaki.com.br/) a oferece para você em primeira mão! Com melhorias gráficas, novos extras e recursos para gerenciamento de canais, você não pode perder!
O MegaCubo conta com quatro modos para exibição dos programas: "tela inteira", "miniplayer", "player externo" e "separar player". Caso você queira assistir aos filmes minimizados na lateral da tela, por exemplo, basta selecionar "Ajustes" na parte superior da tela e pousar o cursor sobre os "Modos de exibição".
Ali, escolha o "miniplayer" para que a janela fique sempre em primeiro plano, na lateral inferior direita do seu compuatdor. Essa opção é interessante para quem precisa digitar ou navegar pela web, mas ao mesmo tempo não quer perder nenhum segundo do jogo de futebol ou do programa preferido.
Em "Ajustes", você pode também editar informações sobre o próprio MegaCubo, adicionar canais aos favoritos, testar a conexão e muito mais!
Novo menu para filmes
A nova versão do MegaCubo traz uma modificação nas opções da parte superior da tela. Em vez de contar com películas no mesmo menu dos canais de televisão, agora existe um menu específico de "Filmes".
Basta clicar ali para que o programa abra uma nova janela do "Cine Turbo" no navegador e uma janela na parte inferior da tela. Procure o filme desejado e cole o código do filme na janela do programa, para que ele possa ser executado diretamente no MegaCubo.
Baixando mais pacotes
Além das opções previamente disponíveis, você baixa pacotes para aumentar a quantidade de canais no MegaCubo. Acesse o menu "Canais" e clique em "Adicionar ou Remover". Então clique em "Baixar mais pacotes" para acessar a página de download.
Dentro do repositório, você pode buscar os canais que bem entender através do campo na parte superior da tela. Atualmente, estão disponíveis novos canais de jogos, documentários, filmes, esportes e muito mais. Selecione um deles e salve o arquivo no computador. Clique duas vezes no novo arquivo salvo para que ele automaticamente seja enviado para o MegaCubo.
MiniTuner
O MiniTuner é uma alternativa para você ouvir rádio de maneira mais leve. Ele é bem discreto e pequeno, capaz de sintonizar mais de 200 rádios do país inteiro e também do mundo, tanto AM quanto FM.
O sintonizador é minimizado na Barra de Ferramentas do Windows. Os controles só aparecem quando você "chama", clicando em "Mostrar Controles" a fim de pausar a transmissão e aumentar ou diminuir o volume.
Pelo MiniTuner você tem duas maneiras para mostar aos amigos o que você escuta. A primeira, já ativada por padrão, é pelo MSN. A segunda é pelo Twitter.
Codec
Para assistir a muitos canais, você precisa ter um pacote de codecs atualizado. O MegaCubo identifica essa necessidade automaticamente e oferece o download para você.

(FONTE: http://www.baixaki.com.br/download/MegaCubo.htm)

Sugestões de sites de vídeos educativos.

Para quem busca sugestões de sites para trabalhar com vídeos em sala de aula, vale a pena visitar os sites abaixo nomeados para procurar os assuntos de seu interesse:

- TV Escola

- Bebetube

- Educa-tube

- Curta na Escola

- Mídias Educação

- Vídeos educativos

- Desenhos animados

- Porta São Francisco

Tutorial Wiki - Passo a passo.

Conhecendo o teclado.

apresentacao_teclado







Aviso aos navegantes - primeiros passos na Internet.

O letramento digital já está presente no universo infantil mesmo antes de as crianças aprenderem a ler e escrever convencionalmente. O acesso a jogos eletrônicos, celulares e Internet proporciona o contato com diferentes expressões visuais, que estimulam a aprendizagem da leitura e de apropriação do mundo. A identificação de ícones, por exemplo, permite que a criança muito cedo possa transitar entre programas de computador e utilizar as ferramentas disponibilizadas, além, é claro, de navegar na Internet.

** Público-alvo: 1º ano do Ensino Fundamental.

** Objetivos:

- Identificar os ícones na Área de Trabalho, softwares e sites.

- Entrar no Navegador de Internet, reconhecer o ícone de Favoritos e escolher um site.

- Usar a barra padrão do navegador para voltar para a página anterior.

** Recursos necessários: Navegador de Internet. Sugestão: Internet Explorer.

** Metodologia:

a) Antes: Conhecendo o que os alunos sabem e o que gostariam de saber a respeito da Internet.

- Converse com os alunos sobre a Internet: para que serve, se já navegam e como o fazem. Comente que, quando se está na Internet, as pessoas falam que navegam, e é importante aprender a navegar para não naufragar.

Conte para eles que vão entrar em uma página, já adicionada em Favoritos, um recurso utilizado quando encontramos um site interessante, no qual pretendemos navegar novamente. Os sites que eles vão acessar foram adicionados nos Favoritos pelos colegas dos 2ºs e 3º anos. É importante também registrar as primeiras impressões da classe.

b) Durante: Identificando ícones na Área de Trabalho e abrindo o Navegador de Internet.

- Pergunte aos alunos o que estão vendo na tela do monitor: quais e o que são os desenhos (símbolos) na tela; quais os representados por letras.

O que são Ícones

Esse é um momento importante para o levantamento de hipóteses e ampliação do vocabulário. Explique que os desenhos na tela são ícones, um tipo de atalho. Pergunte: o que é um atalho? No computador, o atalho também serve para diminuir o caminho. Mostre como seria abrir a Internet pelo Explorer, a partir do ícone na Área de Trabalho.
- Comente que o Internet Explorer é representado pela letra "E" minúscula, que significa "Explorar", isto é, a partir do Internet Explorer você explora o mundo virtual.

Abrindo um site a partir dos Favoritos

- Ao abrir o navegador, enfatize que há atalhos também dentro dos programas. Peça que cliquem no atalho dos Favoritos e diga que a coluna exibida à esquerda são os sites interessantes, adicionados pelos outros alunos.

- Os alunos tentam ler o nome dos sites, e o professor pode fazer comentários sobre alguns, de modo a estimular o acesso. Eles escolhem um link e, ao entrarem, fecham a lista de Favoritos.

Explorando um site indicado pelo professor

- Pergunte o que eles estão vendo no site, explore os ícones que há no menu: o site possui ícones que indicam com clareza para onde o aluno vai ser direcionado? O que representa cada um dos ícones?

Pergunte o que eles estão vendo no site, explore os ícones que há no menu e o que representa cada um desses ícones.

- É importante explicar o uso do "voltar à página anterior", da barra do navegador, para os alunos navegarem no mesmo site e de um site para outro.

c) Avaliação:

* Retomando os objetivos: Verifique se, após a navegação, os alunos já conseguem identificar ícones; acessar o Internet Explorer a partir da Área de Trabalho;usar a barra do navegador para voltar à página anterior e acessar o Favoritos; escolher um site no Favoritos.

* Retomando o registro inicial: Numa rodada de conversa com os alunos, deixe que falem livremente sobre o que aprenderam no laboratório de Informática. Mostre a eles o quanto avançaram, comparando o que sabiam antes e o que sabem agora, depois dessa atividade.

Não se esqueça de que o registro da aprendizagem é muito importante, pois permite àqueles que avançaram bastante explorar novos recursos. Ao mesmo tempo, possibilita que novas estratégias sejam utilizadas com aqueles que ainda não conseguem navegar com autonomia nesses primeiros passos.

d) Desdobramento da proposta:

- pedir aos alunos que digitem endereços de sites na barra de endereços do navegador. Explique o que significa cada parte do endereço.

- Adicionar sites à lista de Favoritos.


(FONTE: Caderno de Orientações Didáticas - ler e Escrever - Tecnologias na Educação. http://www.educarede.org.br/)