Pages

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Celular: ferramenta didática interdisciplinar?

Podemos perceber, hoje em dia, na maioria das escolas, a mesma proibição: "Não é permitido o uso do celular". Mas não podemos simplesmente proibir um aparelho que já faz parte da vida da grande maioria das pessoas. Este projeto vem mostrar uma maneira de agregar esta tecnologia às tarefas em sala de aula, o que pode tornar a aula mais dinâmica e agradável.



Objetivo:



- Unir o celular às tarefas desenvolvidas em sala de aula;



- Deixar de proibir o uso do aparelho, o que irá tornar "normal" sua presença em sala;



- Agregar tecnologias diferentes;



- Usar a Internet como fonte de pesquisa;



- Explorar o celular como máquina digital;



- Conhecer ou aperfeiçoar o uso de programas de criação em computador;



- Despertar o interesse dos alunos pela animação;



- Estimular o interesse pela arte;



- Conhecer a importância de Machado de Assis na cultura brasileira.



Justificativa:



Através deste trabalho de pesquisa, pretendemos unir tecnologias, e deste modo, nos aproximarmos do universo dos alunos de hoje. Agregar novos e mais modernos meios pode aumentar o interesse dos alunos.



Metodologia:



O trabalho baseia-se em mostrar para o aluno, o professor e a escola que é possível utilizar o aparelho como recurso didático. No nosso trabalho o objetivo é integrar: desenho, celular e programa de animação, unindo assim as matérias de Artes Plásticas, Português e Literatura e Informática. O projeto final consiste em montar um desenho animado onde um personagem contará a história da trajetória de sua vida. Abaixo segue o passo a passo que aplicamos com a turma:










Instalar novas fontes em seu micro.

Para instalar novas fontes em seu micro.


Você pode salvar novas fontes diretamente em c:\windows\fonts. Caso elas estejam compactadas, é preciso "dezipá-las". (Não salve as fontes zipadas). As fontes para Windows têm extensão .ttf


Outra forma para instalar fontes é esta:


Primeiramente salve as fontes que você quer em seu micro em um diretório qualquer dentro do seu computador (ex: C\fontes). Caso elas estejam compactadas, é preciso "dezipá-las".


Para instalar novas fontes em seu micro, faça o seguinte:


1. Clique em Iniciar / Configurações.


2. Clique em Painel de controle.


3. Na janela que se abre, clique duas vezes em Fontes.


4. Uma nova janela se abre. Clique em "Arquivo" / Instalar fonte nova.


5. Agora é só localizar a pasta em que você baixou as fontes (ex: C\fontes) e clicar em Ok.


6. Clique no nome da fonte que você deseja adicionar ou arraste-a para a pasta Fontes.


Observações:


Para selecionar mais de uma fonte a ser adicionada, mantenha pressionada a tecla CTRL e, em seguida, clique em cada fonte desejada.


Pode ser que você tenha que reiniciar o Windows para que as novas fontes apareçam.


Evite instalar muitas fontes. Elas sobrecarregam o seu sistema. Um número razoável é ter por volta de 200 fontes instaladas em seu computador.


As fontes menos utilizadas podem ser "guardadas" em uma pasta que não seja a WINDOWS/FONTS e instaladas quando forem necessárias. Você pode também utilizar as fontes que estão apenas guardadas em seu micro, sem estarem instaladas.


Após preparar um e-mail com fontes que estão em seu computador, lembre-se de que se for enviá-lo, o destinatário precisa ter essa mesma fonte instalada. Caso contrário, o mesmo não será visualizado e impresso como foi formatado. Neste caso, você deverá enviar os arquivos de fontes junto com a mensagem.


Dicas de sites para baixar novas fontes:


* Netfontes


* PCFonts


* 1001 Free Fonts


* Font Mania


* Cool Fonts


* Identifont (em inglês)


* X-Fonter






Um pouco de Netiqueta.

Netiqueta (ou, do francês: "netiquette") é o conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet.


Além do cuidado sobre o qual falamos referentes ao endereçamento de mensagens, algumas regrinhas de netiqueta facilitam a comunicação via e-mail.


1. Evite o excesso de abreviaturas para não correr o risco de não ser compreendido ou mesmo mal interpretado.


2. Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar.


3. "Emotion" ou "Smiley" (ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado, aquelas carinhas engraçadinhas do tipo :-)) denotam emoções. Podem ser usados, mas apenas em e-mails para pessoas amigas, e não exageradamente, do contrário a comunicação não será atingida. Evite-os em e-mails profissionais.


4. A linha "Assunto" ou "Subject" deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail para que o destinatário, sobretudo quando recebe muitas mensagens por dia, possa priorizar a leitura.


5. Quando você quiser enviar uma imagem, música, documento, planilha, mande-o em anexo e não como uma figura ou imagem. (Clique em "Inserir"/"Anexo"). São os chamados "attachments" (arquivos anexados ou "atachados"). Caso você vá remeter uma imagem erótica, precisa tomar cuidado dobrado, pois a pessoa que vai receber poderá ficar em uma situação delicada...


6. Evite repassar correntes, alertas sobre vírus, histórias estranhas e, cuidado com os "spam" (fazer um "spamming" é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas de discussão ou newsgroups, não se importando com o interesse das pessoas destinatárias das mensagens).


7. Procure sempre conferir a veracidade da fonte de alguma informação que você esteja repassando. Lembre-se também de sempre indicar a procedência da mensagem.


8. Organize-se e tente responder a todos os e-mails que são enviados a você, dentro do bom senso, evidentemente.


9. Saudação. Assim como numa carta de papel, ao começar uma mensagem deve ser escrita uma saudação: como "Oi fulano", "Caro amigo",... a escolha fica a seu critério de acordo com o grau de intimidade com a pessoa.


10. Assinatura. Todas as mensagens devem ser assinadas, pois muitas vezes o programa de e-mail não identifica claramente quem a está enviando.


11. Quando você participa de alguma lista de discussão e deseja falar em particular com algum dos membros ou tratar de um assunto que não interesse aos demais participantes do grupo, faça-o em "PVT" (PriVaTe) ou privativo, isto é, escreva para o endereço particular da pessoa com quem você deseja se comunicar.


12. Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável enviar e/ou receber mensagens cheias de erros.




As informações aqui contidas foram baseadas na obra de Maria Alice Soares de Castro: "Netiqueta - Guia de Boas Maneiras na Internet".









O que é SkyDrive?

A internet está cada vez mais veloz e completa, onde muitas vezes as pessoas passam muito tempo conectadas com a mesma, e assim tornamos a internet e o computador apenas um objeto apenas, onde quando falamos que estamos mexendo no computador, isso na grande maioria das vezes acaba significando que estamos mexendo na internet, o que acaba reafirmando o que foi citado anteriormente com relação a essa união do computador e da internet.



Assim muitas vezes acabamos transferindo inúmeros recursos para tal rede, afinal estamos constantemente ligados a mesma, algo que também está em constante evolução são os programas, os quais estão a cada dia mais pesados e complexos, o que acaba tomando mais espaço em nosso computador, assim podemos nos deparar com algumas situações como a falta de espaço em disco.



Então podemos nos valer do serviço gratuito SkyDrive, o qual é um HD virtual, assim basta apenas a pessoa ter uma conta no Hotmail e pronto, já podemos desfrutar de 25Gb de espaço, e podemos acessar esse HD virtual de qualquer lugar que tenha internet, bastando assim apenas nosso login e senha do Hotmail, assim além de obtermos mais espaço, temos mais conforto, pois podemos gravar nossos arquivos em um computador, e abrir tais arquivos em outro, assim tornando o mesmo muito completo e eficaz.


Explicando de maneira bem simples, o SkyDrive é um serviço gratuito de armazenamento online que faz parte da plataforma Windows Live. Isso significa que podemos hospedar de graça atpe 25gb de qualquer tipo de arquivos e acessá-los de qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet.