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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Para colaborar com a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE).



* Eugénio - www.l2f.inesc-id.pt/~lco/eugenio/ -  é usado no aprendizado da escrita e leitura. Completa palavras do banco de dados, sem ter de digitar tudo.

* NVDA - indicado para portadores de deficiência visual, ele lê o que ocorre na tela durante a navegação com o mouse ou o teclado. Funciona com Windows. Baixe pelo www.baixaki.com.br

* Kit Saci I -versão condensada de um leitor de tela. Pode ser usado por pessoas com deficiência visual, dislexia e outras necessidades especiais. Pode ser baixado pelo www.baixaki.com.br

* Kit Saci II - pacote de recursos para pessoas com deficiências motoras. Entre eles estão o Teclado Amigo, um editor de texto e uma calculadora. Pode ser baixado pelo www.baixaki.com.br

* Motrix - www.redetec.org.br/inventabrasil/motrix.htm - permite que pessoas com tetraplegia e deficiências motoras severas utilizem comandos de voz para acionar funções de um computador com windows.

Bom para estudar a segurança na web.





A Cartilha de Segurança para Internet (http//cartilha.cert.br/) descreve os principais riscos do acesso à rede e também os cuidados que se deve ter para evitá-los. Possui uma versão em formato PDF que pode ser impressa e distribuída.

Baixar animações e simulações.

Rived (http://rived.mec.gov.br/) é uma Rede Internacional Virtual de Educação, programa da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do MEC. Oferece atividades multimídia, interativas, em especial animações e simulações.

Para criar aulas com imagem e áudio.

O JClic é usado para a criação, aplicação e avaliação de atividades didáticas multimídia. Permite construir quebra-cabeças, enigmas, análises de textos, palavras cruzadas, entre outras atividades interativas. Baixe-o pelo site www.baixaki.com.br

Para construir provas ou atividades.

O QuizFaber  pode ser acessado online ou ser impresso. É possível incluir questões no formato verdadeiro ou falso, múltipla escolha e outras. Possibilita, ainda, adicionar conteúdos multimídia. Baixe-o pelo site www.baixaki.com.br

Bom para organizar projetos online.

O site ThinkQuest (www.thinkquest.org/pt_br/) permite fazer perguntas aos estudantes e publicar as respostas deles instantaneamente, sendo muito fácil criar ou alterar as atividades em curso. Para os alunos, funciona como um diário das atividades.

Blogar ou não blogar?

O blog é um site que pode ser facilmente produzido e atualizado, por isso é muito utilizado por professores interessados em compartilhar seus trabalhos com os alunos ou com outros públicos. Ferramentas gratuitas como blogger.com ou br.wordpress.org são autoexplicativas, facilitam o gerenciamento das informações e permitem a inclusão de comentários ligados aos textos. Mas é muito importante prestar atenção a alguns aspectos antes de jogar suas ideias na blogosfera.
                 Administração
O blog pode ser da escola, do professor ou de um projeto. Nos primeiros casos, a gestão da instituição deve ser envolvida para a definição do formato. Se as informações forem sobre um conteúdo trabalhado em sala, os alunos podem ser os autores dos textos.
                  Regras
Os acordos sobre o que postar e as responsabilidades de cada um devem ser feitos antecipadamente, com a sua mediação. É recomendável proibir postagens anônimas ou o compartilhamento de um mesmo usuário e senha pela sala toda.
                  Acesso
O conteúdo a ser produzido deve ser lido por qualquer pessoa ou apenas pelos envolvidos no projeto? Avalie os prós e contras desses dois formatos:
- ao criar um site aberto você leva o conteúdo para fora do ambiente escolar. Isso gera a motivação dos alunos e ajuda a divulgar o seu trabalho e o da escola para públicos como os pais.
- se o objetivo é a construção coletiva de conhecimento, permitindo aos alunos comentarem as ideias uns dos outros, um site com acesso restrito garante a privacidade dos membros.

(FONTE: Revista Nova Escola, Edição Especial nº 42)