Pages

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Portalzinho do CNJ: informações sobre direitos para o público infantil.


A partir de agora, a criançada tem uma nova ferramenta para aprender sobre seus direitos e conhecer melhor o sistema de acesso à justiça no Brasil. O Portalzinho CNJ, desenvolvido pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e lançado recentemente em evento em Brasília (DF), tem como objetivo aproximar as crianças das noções jurídicas e melhorar o relacionamento da Justiça com a sociedade.

 O Portalzinho também traz material de apoio para educadores. Segundo o CNJ, o Portalzinho foi desenhado para que crianças na faixa etária da primeira infância possam navegar e aprender de forma lúdica. A plataforma traz passatempos, jogos, poesia e a seção “Você sabia?”, com curiosidades sobre direitos humanos e Justiça. Na seção “Historinha” são apresentadas histórias em quadrinhos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal. Na Biblioteca, a criança pode encontrar diversas informações, desde a estrutura dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, à explicação sobre a importância das leis.

Fonte: Blog Web Para Educadores.

FGV lança portal de cursos para o Ensino Médio.


A FGV acaba de lançar o portal Ensino Médio Digital. O projeto tem como público-alvo os professores, os alunos e a escola.

Como o próprio nome aponta, trata-se um site de cursos voltados para o Ensino Médio. Em seu lançamento, o programa já conta com 400 horas de cursos on-line. O acesso a todos os conteúdos é 100% gratuito.

"O objetivo do Programa FGV Ensino Médio Digital é oferecer a todos os que atuam no Ensino Médio material para complementar seus estudos e avaliar seus conhecimentos, gratuitamente. O Programa está voltado, principalmente, a estudantes do Ensino Médio, mas é também fonte de consulta para professores e educadores, em geral."

FONTE: Blog Web Para Educadores.

Socrative: ferramenta para interação na sala de aula cíbrida.


Socrative é uma ferramenta online que permite ao professor interrogar os alunos por meio de seus dispositivos digitais (tablets, smartphone, ipod touch...) e obter as respostas em tempo real.

A ferramenta se encaixa perfeitamente no modelo de aprendizagem que tenho chamado aprendizagem cíbrida: ci-learning= estar em redes on e off line simultaneamente. (explico o conceito no post "Cibridismo e aprendizagem: a amergência do Ci-Learning"

Aprendizagem cíbrida (ci-learning) é aquela que acontece em ambiente de aprendizagem que mistura concomitantemente os potenciais tecnológico e pedagógico das redes on-line e off line.

FONTE: Blog Web Para Educadores.