Pages

sexta-feira, 4 de abril de 2014

A linguagem audiovisual da lousa interativa no contexto educacional.


          Lousas Digitais são comuns nos países onde a educação é valorizada, porém aqui no Brasil ainda caminhamos a passos lentos rumo à educação do futuro. São muitos os fatores que dificultam a evolução da educação, entre eles: a má remuneração do professor; a má qualidade do ensino nas universidades; a falta de estrutura nas escolas; a política desinteressada na qualidade da educação; entre outros, que refletem direta e indiretamente nos alunos, crianças, jovens e adultos. Porém, há diversos pesquisadores que buscam iluminar o caminho do professor que deseja utilizar os recursos de tecnologia na educação, ainda privilegiado para algumas escolas (particulares e rede pública).
          E por acreditar nas pesquisas e nas pessoas que já usam as tecnologias na educação, cheguei ao artigo que dá nome a este post: “A linguagem audiovisual da lousa interativa no contexto educacional”, escrito em 2006 por Rosária Helena Ruiz Nakashima, Mestre em Educação pela Unicamp e Sérgio Ferreira do Amaral, Doutor em Educação pela mesma universidade.
          No artigo ela explica sobre o funcionamento da lousa digital e também apresenta dois exemplos de possibilidades de atividades pedagógicas sobre Ciências e Língua Portuguesa.
          No artigo é afirmado que “a tecnologia reflete a evolução de um tipo de linguagem, que não é mais baseada somente na oralidade e na escrita, mas também é audiovisual e dinâmica, pois permite que o sujeito além de receptor, seja produtor de informações. Portanto, a escola deve aproveitar esses recursos tecnológicos que facilitam o trabalho com a linguagem audiovisual em sala de aula, permitindo a elaboração de aulas mais significativas e inovadoras.”


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.