Lousas
Digitais são comuns nos países onde a educação é valorizada, porém aqui no
Brasil ainda caminhamos a passos lentos rumo à educação do futuro. São muitos
os fatores que dificultam a evolução da educação, entre eles: a má remuneração
do professor; a má qualidade do ensino nas universidades; a falta de estrutura
nas escolas; a política desinteressada na qualidade da educação; entre outros,
que refletem direta e indiretamente nos alunos, crianças, jovens e adultos.
Porém, há diversos pesquisadores que buscam iluminar o caminho do professor que
deseja utilizar os recursos de tecnologia na educação, ainda privilegiado para
algumas escolas (particulares e rede pública).
E
por acreditar nas pesquisas e nas pessoas que já usam as tecnologias na
educação, cheguei ao artigo que dá nome a este post: “A linguagem audiovisual
da lousa interativa no contexto educacional”, escrito em 2006 por Rosária
Helena Ruiz Nakashima, Mestre em Educação pela Unicamp e Sérgio Ferreira do
Amaral, Doutor em Educação pela mesma universidade.
No artigo ela explica sobre o funcionamento da lousa digital e também apresenta dois exemplos de possibilidades de atividades pedagógicas sobre Ciências e Língua Portuguesa.
No artigo ela explica sobre o funcionamento da lousa digital e também apresenta dois exemplos de possibilidades de atividades pedagógicas sobre Ciências e Língua Portuguesa.
No
artigo é afirmado que “a tecnologia reflete a evolução de um tipo de linguagem,
que não é mais baseada somente na oralidade e na escrita, mas também é
audiovisual e dinâmica, pois permite que o sujeito além de receptor, seja
produtor de informações. Portanto, a escola deve aproveitar esses recursos
tecnológicos que facilitam o trabalho com a linguagem audiovisual em sala de
aula, permitindo a elaboração de aulas mais significativas e inovadoras.”
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