Pages

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Wikipédia na sala de aula.

A Wikipédia, considerado o 5º site mais acessado do mundo, é uma enciclopédia online gratuita e colaborativa. 
Por ser uma plataforma colaborativa, qualquer pessoa pode editar o conteúdo do site, a Wikipédia tem a fama de ser uma fonte não confiável, dessa forma muitas vezes não é aceita como referência em trabalhos escolares, principalmente acadêmicos. Lembro bem de uma professora falando que a ferramenta pode ser um ponto de partida para pesquisa, mas não a única fonte utilizada. Concordo, mas ela também pode ser usada na sala de aula para construção crítica de conhecimento. 
 “A Wikipédia é uma expressão da realidade 2.0, interativa e participativa, e deve ser utilizada de maneira crítica e com domínio do formato”. – Roxane Rojo, docente do curso de pós-graduação em Linguística Aplicada da Unicamp na Revista Nova Escola de Agosto/2013, pág 62. 
Uma proposta simples de como fazer:
- Escolher um tema;
- Aula explanatória e debate com alunos;
- Acessar a Wikipédia para pesquisa do tema;
- Leitura crítica sobre o conteúdo encontrado;
- Levantar equívocos ortográficos, gramaticais e de conteúdo;
- Pesquisa e debate para construção de novo verbete;
- Produção colaborativa do novo verbete;
- Atualização na Wikipédia.

 > Veja um guia completo criado pelo professor Ivan Paganotti no Site da Revista Nova Escola. 

Esse tipo de atividade ajuda ao aluno ter uma visão crítica das informações que encontram e compartilham na internet. Ao aplicá-la o professor pode chamar atenção de que é preciso ler com olhar crítico as informações encontradas antes de clicar no botão “compartilhar”. Isso mostra que a internet é muito mais que entretenimento e deve ser utilizada constantemente como um meio para auxilar os estudos.


Além disso tudo, o aluno toma consciência de que, com ajuda das novas mídias, é possível ser um produtor de conteúdo desde que haja cuidado com as informações que desejam compartilhar. 
 “Ao produzir informação, os alunos ganham autonomia para atuar como sujeitos ativos, capazes de gerar ideias e solucionar problemas que enfrentam no cotidiano”. Márcia Fortunato, coordenadora da pós-graduação em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec), pág 64.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.